Pregar a Palavra de Deus Sem Timidez!

      Se você está aqui, você provavelmente enfrenta uma grande dificuldade em tentar administrar a palavra de deus na sua igreja, isso é normal todos nós nos sentimos ansiosos com algumas coisas de vez em quando.

Mas esse fato tem sido bastante recorrente na sua vida e depois de meses pregando no culto você continua sentindo a mesma timidez? Se esse for o seu problema vou estar apresentando algumas dicas que podem melhorar muito no seu rendimento com a palavra de deus na igreja.

Interagir Com as Pessoas da Igreja

     Se você não consegue se sentir a vontade na hora da sua pregação, pode ser que seja por que você não se comunica muito com o pessoal da sua igreja. Quando você fica mais quieto e muito na sua, acaba que você pode não se sentir muito confortável não só na hora da sua pregação mas para fazer outras coisas também.

Quando você começa  a se comunicar mais com o pessoal da sua igreja acaba que você pode se sentir mais a vontade e deixando de se sentir uma pessoa inferior  as outras reduzindo o desenvolvimento da ansiedade  e te deixando mais ‘‘solto’’ com todos na igreja.

Não Se Sinta Como Uma Pessoa Inferior as Outras

   Se toda vez que você sobe no púlpito você se sente uma pessoa ‘’menor’’ que as outras, você não consegue fazer uma boa pregação pois como você quer passar uma mensagem para pessoas com quem você acha que são superiores a você ?

Se você acha isso uma coisa normal, tudo bem! Mas para um mensageiro de Deus isso pode prejudicar muito o rendimento da palavra que você quer passa. Você que sabe como estudar a Bíblia e aplicar a sua mensagem, pode ficar tranquilo que Deus será com você.

Para melhorar este sentimento você tem que colocar na sua cabeça que todos nós somos iguais, que todos passamos por situações difíceis e constrangedores, situações não muito diferentes de falar em publico (certamente todo mundo já precisou falar em publico pelo menos uma vez na vida Não é mesmo).

Então sempre lembre quando for falar na frente dos outros, você não é diferente de ninguém, só esta querendo passar a mensagem de Deus. Também pare de comparar a sua vida com a dos outro isso dependendo da sua situação faz com que você tenha um pensamento de inferioridade sobre os outros.

Não Pense Muito Antes de Chegar a Hora de Apresentar a Mensagem de Deus

  Se você costuma ficar pensado muito no que vai acontecer, sua mente vai começar a simular o que ‘’pode’’ acontecer e assim você começar a pensar em tudo que pode dar de errado. Isso é uma situação normal com todo o mundo pois todos nos baseamos o medo no futuro.

Por exemplo:  imagine uma situação em que você tem que passar ao lado de uma serpente venenosa, você não tem outro caminho a não ser o que tem a serpente, ao chegar perto dela você começa a ficar com medo do que ela ‘’pode’’ fazer e não o que ela fez, começa a imaginar ela partindo para cima de você e te atacando isso é você esta pensando no futuro.

Mas essa é uma situação normal em que muitas pessoas ficariam espantado com muito medo mas o que não podemos é levar este sentimento para o dia a dia da nossa vida. Lembre-se de como entender a Bíblia conforme o Espírito Santos nos faz lembrar, e tudo será muito bem sucedido.

Mas o que fazer para parar de pensar antes da pregação? Bem, existem algumas maneiras que possam te ajudar, como arrumar alguma coisa para se distrair antes da pregação  como puxar algum assunto com alguém da igreja, ler a bíblia, mas o mais importante é você se concentrar em alguma coisa que tire o seu pensamento da pregação que você ainda vai fazer mas pensando sempre no presente.

Quanto Mais Você Pregar Mais pode Aumentar a Sua Confiança

   Se você só ensina a mensagem de Deus umas duas vezes por semana é muito natural que você possa não se sentir muito confiante sempre que você vai subir no púlpito da igreja. Talvez você prega pouco justamente por que a timidez não deixa, mas é muito importante que você encare essa barreira e seja mais presente com o microfone na mão.

Quanto mais você conseguir pregar a palavra de deus mais você vai ganhar não só confiança mas como também ira ganhar mais experiência, então não deixe de praticar pregar a palavra de deus.

Pregue a Palavra em Lugares Diferentes

   É natural que se você apresentar a sua mensagem bíblica em lugares diferentes você vai ganhar mais confiança para pregar na sua própria igreja , se isso for bem recorrente você pode se acostumar a pregar em qualquer lugar, talvez até fazendo do púlpito da igreja a sua zona de conforto para que você possa passar a mensagem de Deus para o pessoal.

Saia da sua rotina

    Isso é muito importante não só na hora da pregação mais em qualquer atividade que possa deixar uma pessoa bastante ansiosa, pois quando voce se prende em  uma rotina.

Isto é, fazendo as mesmas coisas todos os dias você acaba ficando entediado com a própria rotina diária que acaba pegando o tempo para ficar pensando sobre a pregação que você ainda irá  fazer, e como eu apresentei em um tópico anterior, ficar muito tempo pensando em o que pode acontecer.

Pode não ser positivo para a pessoa, ainda mais ficando preso a uma rotina que pode aumentar o nível de ansiedade, então sempre que possível tire algum dia para sair para algum lugar seja, um cinema, um clube, um shopping mas é sempre importante que você sai da sua rotina pois isso ajuda a diminuir a ansiedade.

Fale Com Deus Antes de Pregar

   E por ultimo, é claro que sempre é bom a gente tirar um tempo para falar com deus, e se tratando de timidez não pode ser diferente, pois Deus pode nos dar a resposta pra tudo. Não só se tratando de timidez mas em qualquer dificuldade que a pessoa estiver passando Deus pode ajudar, pois só ele tem total conhecimento sobre o que você esta passando. 

Deixe um comentário